As estratégias de marketing de conteúdo aplicadas nas redes sociais da sua marca.

17/10/2021
        As empresas têm apostado cada vez mais nos canais das redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, e atrair clientes, afinal, hoje em dia é muito raro encontrar uma pessoa que não faz o uso de nenhuma rede social. O investimento  voltado para redes sociais é uma prática muito importante para potencializar a criação de novas oportunidades de empreendimento, além de conquistar os clientes constantemente.

Para realizar tal investimento é preciso entender a preferências do seu público-alvo e atraí-los por meio de conteúdos gratuitos fornecidos nas redes sociais, de modo a mantê-los sempre por perto. As redes sociais foram projetadas para permitir a interação social por meio da criação comunitária e do compartilhamento de conteúdo nos mais variados tamanhos e formatos, tais como: videologs, scrapbooks, blogs, mensagens repentinas, músicas, entre outros.

Razões para investir marketing de conteúdo para redes sociais:
As redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são as principais fontes para alcançar milhares de clientes em todo o mundo, e aqui vão os quatro melhores motivos para você não ficar de fora dessa:

Custo-benefício
Quando falamos em estratégias de publicidade, o marketing nas mídias sociais é, de longe, a maneira mais econômica. Afinal, o ato de criar uma conta nos principais veículos é gratuito e as opções pagas sempre cabem no bolso das empresas, já que o investimento em qualquer mídia é baixo, e com alto retorno sobre a quantidade investida.

Melhor divulgação da marca
O perfil de uma empresa nas redes sociais aumenta significativamente a disseminação da sua marca. Vale tanto para as empresas grandes como para as pequenas, e é capaz atrair um público grande em um curto período de tempo.

Interatividade com os clientes
Não há nada melhor do que manter o contato com o seu público-alvo, pois quanto mais você se comunica com ele, maior a probabilidade de conversão. A interatividade transmite a ideia da sua marca e chama a atenção.

Maior tráfego
As redes sociais são importantes para gerar tráfego na sua plataforma. Ao fornecer conteúdos gratuitos nas suas redes, você pode incentivar o seu público para compartilhar seus conteúdos por meio da CTA (call-to-action), que nada mais são do que as chamadas para a ação. Quanto maior for o tráfego de informações, maiores são as chances de oportunidades de conversão dos clientes.

Para que o marketing de conteúdo aplicado em redes sociais seja eficaz, é fundamental traçar boas estratégias. Primeiramente, é preciso entender quem são as pessoas que seguem a sua marca e o que elas precisam. Dessa forma, você saberá focar nas melhores redes sociais para a sua empresa e qual tipo de conteúdo deverá ser divulgado. Tal fenômeno é conhecido como criação de persona.

Ser direcionado à sua persona é fundamental, pois do que adiantaria ter milhares de seguidores nas suas redes se os usuários não influenciam na sua marca ou não são convertidos como consumidores do seu serviço ou do seu produto?

Outra estratégia ao divulgar conteúdos de qualidade é guiar o seu tráfego nas páginas do conteúdo para ofertas específicas e para Landing Pages. Além disso, é importante ficar atento ao momento das publicações e saber a quantidade de publicações feitas por dia.

Manter uma rotina é importante para poder mensurar todos os resultados, mas sempre mantendo uma cadência de postagens. Outro modo é a interação com os usuários pela geração de ideias e fóruns de postagens, que permitirão uma maior divulgação de materiais reforçando a informação, além de proporcionar uma abordagem mais leve.

Por fim, ao traçar todas as etapas desde a criação de personas ideais, verificar quais as redes melhor se adéqua para o seu produto ou serviço, planejar conteúdos de qualidade, criar e revisar o conteúdo, chegamos à etapa da conversão de usuários. Há várias maneiras que facilitam a conversão. Uma boa possibilidade é a do lead ser direcionado para uma Landing Page por meio de seu perfil nas mídias sociais. Tal estratégia poupa o usuário de ter que preencher novamente todas as informações que ele já havia fornecido anteriormente na plataforma.

Para fazer um marketing de ponta nas redes sociais, é fundamental compreender o funcionamento de cada uma das ferramentas disponíveis e estudar muito. Por meio de boas estratégias, toda empresa pode se destacar muito nas redes e se consolidar no mercado.